Esquerda 

A linha de Esquerda congrega os Exus, Pombogiras e Exu/Pombogiras Mirins. É nesta linha onde são trabalhados os problemas de origem emocional, do nosso ego e conflitos internos e onde se faz as quebras de demandas densas pertencentes às vibrações mais baixas do planeta. 

Por conta dessa mudança energética e por uma tradição da Quimbanda é que se faz necessária a troca das faixas e guias quando "vira-se" para a esquerda, pois o tipo de energia que será trabalhada é diferente e, para resolver problemas diferentes, são necessárias ferramentas diferentes.


De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Linhas de Trabalho de Umbanda – Guardiões/ Exu – Guardiãs/ Pombagira – Exu Mirim:

"Exu é a Esquerda da Umbanda, ele trabalha a nossa energia da Esquerda, a energia emocional, a energia do nosso inconsciente. Exu trabalha a nossa sombra, trabalha nossas trevas interiores; Exu trabalha as nossas dificuldades; Exu nos ajuda a entender onde a gente pode melhorar; Exu nos ajuda a vencer os nossos vícios, a termos maior clareza com aquilo que nos prejudica."


Ou em o [2] Blog da Anna Pon: Orixá Pomba gira - Estímulo e desejo:

"O que é a Esquerda? É tudo aquilo que lida com o aspecto emocional, com o nosso negativo, assim como direita é o que lida com o racional, com o nosso positivo.

Todos nós temos uma direita e uma esquerda: a direita são os aspectos positivos e racionais; esquerda: negativos e emocionais – emocionais e não afetivos, que não se confunda a palavra emocional com a palavra afetivo.

 Quando temos problemas e desequilíbrios, isso se dá por conta de dificuldades emocionais, como lidar com as situações porque racionalmente nós não teríamos problemas, por exemplo: racionalmente eu entendo que eu não devo nunca ficar nervoso, racionalmente eu entendo que eu devo sempre ter paciência, racionalmente eu entendo que entrar em desequilíbrio prejudica a mim e as outras pessoas, racionalmente eu entendo, por exemplo, que dinheiro não é tudo e não é tão importante quanto a minha saúde, racionalmente eu entendo que mais vale o que eu sou do que o que eu tenho, mas, por dificuldades internas, por questões emocionais, às vezes, a gente age de uma forma que não gostaria, às vezes a gente perde a paciência, fica nervoso, às vezes nós temos dificuldades em lidar com situações que nós consideramos negativas, são dificuldades que vem e são de ordem emocional porque racionalmente nós entendemos o que é bom e o que é ruim, o que é certo e o que é errado, o que faz bem e o que não faz, emocionalmente a gente não consegue lidar com isso. "

LINHAS DE ESQUERDA