Guias 

As guias são elementos magísticos na Umbanda. São proteção e conexão com o Orixá ou com a Entidade espiritual. Qualquer pessoa pode usar uma guia de proteção, mas para o médium é um instrumento de trabalho. Elas funcionam como barreira às más energias externas, conservando o médium em equilíbrio e conectando-o com a espiritualidade, assim criando um campo de proteção.

Na nossa casa, o seu uso deve ser na forma circular ao pescoço, ficando totalmente na frente do corpo e deverá ter uma altura tal que ultrapasse dois a três dedos o umbigo, dando proteção aos Chakras. Não usamos guias cruzadas ao corpo, à exceção do médium que trabalha na porteira, que usa guias específicas para tal fim.

As orientações para a confecção das guias serão dadas pelo respectivo dirigente e deverão ser fechadas por médiuns que tenham autorização para fechamento das guias, para depois serem entregues para a entidade-chefe, a fim de serem cruzadas. Para a guia de esquerda, será cruzada pelo Exu chefe da linha de esquerda.

ORIENTAÇÕES GERAIS



Caso a sua entidade solicite alguma guia adicional, solicite ao dirigente a devida autorização.

As guias devem ser de uso frontal, guias cruzadas ao corpo não são permitidas.

CONFECÇÃO

O material necessário para a confecção de cada uma das guias é:

ORIXÁ OXALÁ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁS (OXÓSSI – XANGO – YEMANJÁ – YANSÃ – OXUM)

EXÚ / POMBA GIRA

SÃO MIGUEL

ORIENTE - CIGANOS - BOIADEIROS - BAIANOS - MARINHEIROS - MALANDROS (LINHAS NEUTRAS)


As guias solicitadas pelas entidades deverão ser apresentadas à entidade Dirigente da linha correspondente, para autorização de uso.