Neutra

As entidades que trabalham nas linhas neutras foram sendo incorporadas na Umbanda com o passar do tempo, assim ampliando o campo de atuação do trabalho espiritual. São aquelas entidades que conseguem trafegar entre as energias da direita e esquerda. Não fazem parte da base original da Umbanda (Caboclos, Pretos-velhos e Erês) e nem da Quimbanda (Exu, Pombogiras e Exu Mirins), mas podem ajudar muito com seus ensinamentos e heranças culturais. Na casa do Vô Benedito, são os arquétipos dos Ciganos, Oriente, Boiadeiros, Malandros, Marinheiros e Baianos.


[1] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho da umbanda

"Voltando na história de Zélio de Moraes como o básico do fundamento da religião, ele diz: “Com quem sabe mais a gente aprende, pra quem sabe menos a gente ensina e não vamos virar as costas para ninguém”, se não vamos virar as costas para ninguém por que é que vamos virar as costas para o Baiano, o Boiadeiro, o Marinheiro?

[...]

Para alguns, Caboclo, Preto Velho e Criança são considerados as três linhas principais de Umbanda e Baiano, Boiadeiro, Marinheiro linhas auxiliares ou linhas complementares, não importa, são linhas de Umbanda, são linhas de trabalho, muitas entidades que vem trabalhar no astral da Umbanda querem ajudar, mas não tem o grau de Caboclo, não tem o grau de Preto Velho e não são crianças. "

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho da umbanda