Oxalá 

Na cultura Nagô Yorubá, Oxalá é o Orixá criador / modelador, mas não o criador de mundos, pois isto se restringe ao pai criador Olorum. Portanto, "é ele quem modela os seres, os mundos, as dimensões e as realidades, ele é também modelador." ([1] Blog da Anna Pon)

De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Oxalá, Orixalá, Obatalá - Jesus Cristo - Mecanismos da Fé:

"No momento em que Oxalá cria o homem a partir do barro, no mito Oxalá cria, mas quem dá a vida é Olorum – não fazer confusão entre “Oxalá” e “Olorum – como todos os outros Orixás, Oxalá tem origem cultural Nagô Yorubá.

O nome Oxalá está na língua Yorubá e a origem desse nome vem de “Orixá N’ti Alá”, que quer dizer o “Orixá que se veste de branco” – “Alá” quer dizer branco - Depois, o nome foi se contraindo pra “Orixá N’lá”, depois se tornou “Orixalá” quer dizer o “Orixá que se veste de branco”.

Algumas pessoas traduzem “Orixalá” como o “Maior dos Orixás”. Oxalá, é considerado o maior dos Orixás, mas o nome “Oxalá” quer dizer: o Orixá que se veste de branco. Oxalá também é conhecido como “Obatalá” – “Obá” quer dizer o rei, “talá” também vem de “N’Alá” – então, Obatalá quer dizer: o rei que se veste de branco.

Tanto Oxalá quanto Obatalá são nomes para o mesmo Orixá que é o “Trono Masculino da Fé” – nosso Pai Oxalá – que tem sincretismo com Jesus Cristo. Oxalá é o maior dos Orixás e Jesus Cristo está acima de todos os Santos, porque Oxalá é o Orixá do branco que se veste de branco e Jesus sempre aparece de branco."

Sincretismo: Jesus Cristo

Saudação: Saravá Oxalá * Epa Baba, Oxalá é Meu Pai

Dia da semana: Sexta-feira

Date de comemoração: 25/12

COR DE VELA

AMALÁ E ERVAS

Flores: rosas brancas, flores do campo brancas (inclusive os crisântemos) e girassol.

Frutas e alimentos: canjica, pinha, atemóia, carambola, melão, milho canjica, arroz sem sal, batata doce branca e goiaba branca.

Ervas: manjerona, rosa branca, sálvia, alecrim, anis estrelado, alfazema e boldo.


Para mais informações de como realizar o banho, clique aqui.