Nanã e Obaluaiê 

Nanã e Obaluaiê

Nanã, também conhecida como Nanã Buruquê e Obaluâie, são os Orixás responsáveis pela evolução. São ligados à água com terra, por isso o campo de atuação são nos poços, lagos, banhados, lama e na beira do mar.

Por tradição ao Rito de Abertura dos trabalhos na linha de Esquerda, saudamos os Orixás relacionados à transformação/evolução das almas. A morte é uma evolução, assim como a cura - ambas podem vir da mesma fonte: a doença. Na condição humana, a única certeza que temos é de que morreremos - nos transformaremos para evoluir. Dessa forma, como a linha de esquerda  trabalha ligada à evolução/resgate/transformação de almas - que morreram para um plano e vão renascer em outro, é um preparo para os Exús realizarem seus trabalhos, também de evolução e resgate, já que também, pela tradição de nossa ancestralidade na Umbanda, os Exús tem falanges nas linhas de Omulú/Obaluaê/Nanã, linha das almas  - presentes em todas as dimensões. 

Sincretismo 

De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Evolução - Pai Obaluâie e Mãe Nanã:

"Nós evoluímos ou involuímos e esse é o campo do Pai Obaluayê, é o campo da transmutação, das mudanças, é o campo das passagens, por isso Obaluayê rege as passagens.

Obaluayê é o Orixá universal, o seu nome: Oba – lu – ayê quer dizer: o rei = “Oba” / “lu” quer dizer “senhor” / “ayê” = terra – Obaluayê “O rei senhor da terra”, sua saudação é Atotô, quer dizer “silêncio”, nós dizemos “Atotô Obaluayê”, “ Salve o velho Obaluayê” é quem ampara na nossa evolução.

Ele é universal, amparador.

Nanã Buroquê é cósmica. “Nanã” quer dizer vozinha, minha avó/ “Buroquê” é da morte ruim, “Vozinha que nos protege de uma morte ruim”. Ambos se assentam no campo santo, no cemitério ou Obaluayê também a beira mar que é onde tem terra e água.

Obaluayê é do elemento terra com água. Nanã é do elemento água com terra.

A sexta linha de Umbanda, da Evolução, é a linha da terra, Obaluayê e Nanã Buroquê se completam.

Obaluayê é universal, nos ampara. Nanã Buroquê é cósmica é retificadora.

Obaluayê nos trabalha a partir das nossas virtudes, nos ajudando a passar, a subir de grau e Nanã Buroquê nos trabalha ajudando a depurar os nossos vícios.

Quando você cresce em virtudes, você evolui e quando você é depurado nos seus vícios, você também evolui.

Lembrando que: Orixá universal é amparador, Orixá cósmico é retificador.

Orixá universal atua a partir das nossas virtudes, o cósmico pelos nossos vícios. O Orixá universal é irradiador e o Orixá cósmico absorvente.

Isso não quer dizer que o cósmico só trabalha com os vícios e que o universal trabalha só com as virtudes, quer dizer que a especialidade do universal é amparar e do cósmico retificar, mas os dois trabalham juntos.

[...] Obaluayê representa a grande transição, a grande passagem, é ele quem nos ajuda a passar, a crescer, evoluir nas mudanças, por isso é tão simbólica a pipoca para Obaluayê.

[...] Obaluayê é terra e água / Nanã Buroquê é água e terra, os dois estão no campo santo, mas, Obaluayê também se faz presente à beira mar. Nanã Buroquê também tem ponto de força nos lagos. A força de Nanã Buroquê é força “decantadora”, Nanã é a velha Senhora. Logo, também possui o mistério ancião, o mistério da sabedoria, tudo que falamos sobre sabedoria, ancião e velho – serve para Nanã Buroquê no aspecto feminino."

Cor de Velas

Obaluaiê

Nanã

Amalás e ervas

Alimentos: pipoca, azeite de dendê, mel, água, figo, batata doce roxa e beterraba.

Ervas: flores brancas, bromélias, cravo e cravina, trapoeraba, quaresmeira e crisântemo.

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Evolução - Pai Obaluâie e Mãe Nanã