Orientações aos Médiuns 

Como em todas as esferas da nossa vida, convivemos com pessoas diferentes de nós, com opiniões diversas, temperamentos e contextos familiares variados. Por isso, devemos exercer a compreensão e a compaixão com nossos irmãos, tanto dentro quanto fora da corrente.

Assim como os capitães e o pai/mãe de santo são aqueles com quem podemos contar para pedir informações e esclarecer dúvidas, é costume escolher um ‘padrinho/madrinha’, um médium com mais experiência (aqueles com quem temos mais afinidade) a quem podemos recorrer para trocar informações e fazer perguntas. Não se acanhe, em caso de dúvidas, pergunte! Assim como uma família, temos irmãos mais velhos e mais novos.

O importante é colocarmos em prática a nossa espiritualidade. Somos todos irmãos de luz, tanto os médiuns quanto as entidades, todos estamos em constante aprendizagem. 

Ao ajudar os outros, praticamos a caridade e, ao fazermos isso, elevamos nosso espírito em bondade e amor. Essa é a essência do que se faz na Umbanda.

REGRAS DA CASA

ORIENTAÇÕES GERAIS

PRECEITOS

Primeiro, o que significa preceito? É algo que precede, um procedimento que prepara para uma determinada ação, uma regra a ser seguida. No nosso caso, significa as ações que vão nos preparar para o trabalho espiritual. O Trabalho Espiritual é um trabalho de amor e caridade e, quanto mais estivermos vibrando no amor, mais estaremos preparados para a gira.

O principal preceito da casa é ORAI E VIGIAI e deve ser feito todos os dias. A sua mediunidade é de sua constituição e não apenas algo que se manifesta no terreiro.

Os preceitos são obrigatórios e devem ser realizados com, pelo menos, 24 horas de antecedência ao horário de início do trabalho mediúnico, ou 3 dias para atividades específicas como o Amaci, Batismo e Cruzamentos. Existem dois aspectos vibracionais/energéticos do preceito: um de ordem sutil (emocional/espiritual) e outro de ordem física (corporal).

Preceitos Espirituais: são feitos para se aproximar ou se preparar para conectar-se ao campo vibratório de suas entidades/guias/protetores, bem como com as vibrações da casa, principalmente em relação à linha de trabalho da gira que irá acontecer. 

Como fazer: 

Preceitos Físicos: o nosso corpo físico é o veículo de nosso espírito e, como tal, precisa estar em boas condições. A metáfora do carro pode nos auxiliar: para que possamos usar o carro de forma adequada, temos que ter certos cuidados com o motor, freios, abastecimento e assim por diante, para que possamos usá-lo para viajar ou irmos ao trabalho, ou para que ele possa nos levar a qualquer parte sem riscos de quebrar no meio do caminho. 

Como fazer: 

ANTES DA GIRA

DURANTE E APÓS A GIRA

ENTRADA NA CORRENTE

A entrada pode se dar de duas formas: a convite da Entidade-Chefe ou por solicitação do médium postulante. Cada caso tem sua especificidade, porém, de forma geral, há a necessidade de participar de 7 giras na assistência (assinando um livro de presença) e depois voltar a falar com a Entidade-Chefe para obter autorização para entrar na corrente.

AFASTAMENTO TEMPORÁRIO DA CORRENTE

Cada caso tem sua especificidade, já que os motivos de afastamento são variados. Porém, o procedimento geral será: primeiro - antes do afastamento - entrar em contato com o dirigente, avisando da necessidade do afastamento. Quando do retorno, o mesmo procedimento, falar com o dirigente antes de voltar a vestir o branco.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Praticar a Umbanda vai além dos trabalhos aos sábados. De forma prática, na casa são realizadas também as seguintes atividades:


A Casa do Vô Benedito é de todos e cada um é responsável por refletir a luz divina!