Oxum 

Oxum é o Orixá das águas doces, do amor, do ouro, da beleza e do conforto. O seu sincretismo é com Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, não somente pela força que exerce sobre os brasileiros, mas também como um dos Orixás mais influentes nesta porção de terra devido à grande quantidade de água doce disponível.

De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Orixá do Amor – Mãe Oxum – Pai Oxumaré:

"É a segunda linha de Umbanda ou segunda vibração, a do Amor e ali está Oxum, a mãe do Amor. Oxum é “senhora das águas das cachoeiras”, “senhora do ouro”, “senhora do amor”. É o Orixá mãe nesse sentido, como ela é universal, nós chamamos as Oxuns para amparar, sustentar no campo do amor que é o do coração. A primeira vibração ou a primeira linha é o sentido da “fé”, sem fé não existe nada no campo religioso, se não houver a base que é a “fé” e a “religiosidade”.

O segundo sentido é o “Amor”, depois vem “conhecimento”, “justiça”, “lei”, “evolução” e “geração”, são graus de importância, o “amor” só está depois da “fé”. E depois da “fé” justamente por quê? Para ter “amor” é importante crer, ou seja, não existe amor se você não crer no amor. O “amor” em si é algo que transcende as palavras."

"O amor é algo transcendente e ao mesmo tempo é também o que une, agrega, atrai as pessoas, é força presente na vida das pessoas, mas também presente em todo o universo, essa força que é o amor, é a força que une as pessoas, mas é também a força que atrai os planetas, é a força que atrai as partículas subatômicas ou as partículas atômicas em torno ou as mantém atraídas em torno do núcleo de um átomo, é a força que une, agrega as pessoas.

Por isso dizemos que Oxum é “agregadora”. É a mesma força ou energia que atrai um espermatozoide até um óvulo ou atrai centenas, milhares de espermatozoides em direção ao óvulo e faz com que um ou dois ou três alcancem o núcleo daquele óvulo, essa também é uma força de fecundidade, é força de “concepção”.

Este é o campo em que Oxum trabalha, o do amor e nós buscamos Oxum para agregar coisas e pessoas, para atrair. Por isso Oxum também é evocada em algumas situações: “ Se você está precisando de dinheiro faça uma oferenda a Oxum”. E aí um questionamento: “Mas, Oxum traz dinheiro? Qual a relação de Oxum, que é o Orixá do Amor, com dinheiro que é material, da terra?”

Para algumas pessoas é algo quase que profano, a primeira questão a colocar é: a Umbanda tem um olhar diferente para a vida e com relação ao espírito e a matéria, a matéria também é sagrada."


Sincretismo: Nossa senhora Aparecida

Saudação: Saravá Oxum * Ora Ie Iê Ô Mamãe Oxum 

Dia da semana: Sábado

Date de comemoração: 12/10

COR DE VELA

AMALÁ E ERVAS

Flores: rosas de todas as cores, calêndula, camomila, jasmim do mato e colônia.

Frutas e alimentos: maçã, melão, pêra, pêssego, abóbora paulista, uva rosada e morango.

Ervas: malva rosa, macela, manjericão, melissa, hortelã, rosa cor-de-rosa e erva de santa Maria (mentruz).


Para mais informações de como realizar o banho, clique aqui.

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Orixá do Amor – Mãe Oxum – Pai Oxumaré