Odé 

Odé

Odé é o caçador que, através do arco e flecha, garante o sustento da sua tribo, do seu grupo. Ou seja, tem como princípio básico suportar a tribo com energia (alimento) e conhece muito bem os caminhos da mata para conseguir isto. De certa forma, podemos entender que é uma manifestação cujo objetivo é fortalecer as firmezas da casa durante o início do trabalho e abrir um portal seguro, onde as energias serão descarregadas. Por isso, durante a sua manifestação, dançam em volta da firmeza usando as flechas como elementos de direcionamento e amplificação dessas energias.

Um fato curioso sobre Odé é que, apesar de estar muito ligado com Oxóssi por sua representação do caçador, em realidade representa todos os caçadores jovens. Isso porque existem caçadores cruzados com outros Orixás (Ogum, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã e Oxalá). Afinal, o ser humano sempre buscou a sua comida quando necessário e a forma como busca sempre terá um elemento de estratégia (plano de ação, conhecimento do terreno e organização), propulsão (arco, braço para uma lança) e ação (flecha, lança, machado, etc). Em outras palavras: começo, meio e fim. Com isso, Odé se transforma em um Orixá que representa todos os caçadores.

São entidades reverenciadas na casa do Vô Benedito por conta do tipo de trabalho da casa e da ligação com a mediunidade do dirigente. Por isso, atuam em alguns trabalhos para fortalecer as firmezas antes da gira.