Baianos 

Os Baianos são o arquétipo que representa a cultura nordestina do Brasil, a qual é muito peculiar e diferenciada, sendo a primeira região colonizada e uma das primeiras a receber os mistérios dos Orixás. Trabalham com alegria, leveza e descontração, mas isso não significa que seu trabalho não seja capaz de desmanchar demandas, pois são justamente entidades que costumam trabalhar nos umbrais e/ou locais de magia pesada e densa.


De acordo com [1] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho da umbanda:

"Baiano é uma linha presente na religião de Umbanda, principalmente em São Paulo, se trabalha muito com Baiano. Tempos atrás, no Rio de Janeiro, não se trabalhava tanto com Baiano, pois existem questões regionais também na Umbanda.

Baiano vem sob o mistério de Yansã. Eles trabalham com a cor amarela, bebem às vezes batidas de coco, água de coco e [...] trabalha a energia de Yansã, que é uma energia de movimento, de descontração.

Os Baianos são doutrinadores, eles usam guias de coquinho ou de olho de cabra e são muito falantes, extrovertidos e conversadores.

Na linha de Baiano, há uma homenagem à Bahia como a terra que primeiro recebeu os Orixás, uma homenagem aos sacerdotes Baianos.

Para alguns, Caboclo, Preto Velho e Criança são considerados as três linhas principais de Umbanda e Baiano, Boiadeiro, Marinheiro linhas auxiliares ou linhas complementares; não importa. São linhas de Umbanda, são linhas de trabalho. Muitas entidades que vem trabalhar no astral da Umbanda querem ajudar, mas não tem o grau de Caboclo, não tem o grau de Preto Velho e não são crianças.

Se um espírito não tem grau de Caboclo e não tem grau de Preto Velho, ele não pode ajudar na Umbanda?

Claro que pode.

A Umbanda é uma religião de hierarquias, então há de se fazer parte de alguma hierarquia, de algum grau. Muitos espíritos que foram sacerdotes do culto de Orixá não incorporam nos cultos de Orixá, o Candomblé não é uma religião que abre as portas pra incorporação de espírito que é considerado egun.

Muitos deles vêm pra cá e não são Pretos Velhos ou Caboclos e são acolhidos pela linha de Baianos. Essas linhas também são chamadas de 'linhas intermediárias'. Muitas entidades que vem da Esquerda ou que trabalharam à Esquerda começam a trabalhar na luz – às vezes –  pelas linhas de Baiano, Boiadeiro e Marinheiro. Está aí a linha de Baiano.

Junto à linha de Baianos, temos: seu Zé do Coco, Dona Maria do Coco, Seu Zé Baiano, Seu João Baiano, Seu Severino, Dona Severina e Dona Quitéria. São aqueles que vão falar da Bahia que tem um jeitão bem brasileiro, bem descontraído, falante, cantador; eles gostam de dançar, de se movimentar, eles trazem uma descontração para o Terreiro, pra vida da pessoa, trazem uma leveza, uma soltura e também desapego, sossego.

Ligado à linha de Baianos temos também um povo que é chamado de Cangaceiro, chefiado por Lampião e por Maria Bonita, uma linha de Cangaceiros que em alguns Terreiros fazem também parte da linha de Baiano e em outros Terreiros, os Cangaceiros são chamados à parte. É como se fosse a Esquerda da linha de Baianos, como se fossem os Baianos Kimbandeiros, alguma coisa assim, [...].

Em alguns Terreiros de Umbanda, Baiano e Cangaceiro estão na mesma linha. Você tem aqui o Zé da Faca, o Zé Peixeira, o Zé Cinco Estrelas, o Corisco, o Severino, o Lampião e a Maria Bonita, todos trabalhando na linha de Baiano e há Terreiros que faz uma chamada separada.

Mas a linha principal é a linha de Baianos. Para muitos, Cangaceiro é auxiliar de Baiano, para outros, Cangaceiro é como se fosse uma Esquerda de Baiano, mas o fato é: existe a linha de Baiano e existem aqueles que são Baianos e Cangaceiros e aqueles que são apenas Cangaceiros."

COR DE VELA

AMALÁ E ERVAS

Frutas e alimentos: coco, coco verde, cocada

Elementos: chapéu

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho da umbanda