Linhas de trabalho 

As linhas de trabalho na Umbanda são os arquétipos das entidades que trabalham na religião. Como exemplo, as três primeiras a serem utilizadas foram os Erês, Caboclos e Pretos Velhos, representando, respectivamente, a criança/aprendiz, o jovem/guerreiro e o ancião/sábio. Podem representar também as três fases da vida (infância, juventude e velhice).

Com a evolução da Umbanda, outras linhas foram adicionadas e os termos "Direita" e "Esquerda" foram criados. A Direita se refere às linhas que trabalham o racional e, de certa forma, energias mais etéreas e voltadas ao desenvolvimento consciencial. Já a Esquerda se refere às linhas que lidam com o campo emocional, cujo trabalho é feito com energias mais densas e muito ligadas aos vícios da matéria.

Tradicionalmente, quando se fala nas entidades que trabalham com a Direita, ligamos aos três primeiros arquétipos acima mencionados: Pretos Velhos, Caboclos e Erês, enquanto que na Esquerda remetemos a Exus e Pombogiras. Entretanto, apesar dessa divisão, muitas entidades transitam entre ambas, independentemente de qual seja o seu arquétipo.

À medida que a Umbanda foi se propagando e se consolidando, mais arquétipos foram incorporados à religião, afinal, por se tratar de um culto sem preconceitos, qualquer um pode trabalhar da sua forma e trazer seus elementos culturais específicos. Abriu-se então espaço para que outras linhas, intituladas "Neutras", pudessem trabalhar, como Ciganos, Boiadeiros, Malandros, Marinheiros e Oriente, por sua capacidade de trafegar entre as faixas de luz e trevas do planeta.


De acordo com [1] Blog da Anna Pon: Linhas de Trabalho da Umbanda

"São linhas tão fortes que alguns autores chegaram a dizer que a Umbanda era só pra Caboclo, Preto Velho e Criança, mas não é assim.

Voltando na história de Zélio de Moraes como o básico do fundamento da religião, ele diz: “Com quem sabe mais a gente aprende, pra quem sabe menos a gente ensina e não vamos virar as costas para ninguém”, se não vamos virar as costas para ninguém por que é que vamos virar as costas para o Baiano, o Boiadeiro, o Marinheiro?

A Umbanda é uma religião onde todas entidades se manifestam, não apenas Caboclos, Pretos Velhos e Crianças, embora essas sejam as três primeiras linhas de trabalho. [...] eles têm uma força junto ao inconsciente coletivo que é da pureza, da força e da sabedoria – a criança, o homem adulto e o velho, as três grandes fases da vida: a infantil, maturidade e do ancião. 

[...]

Na Umbanda, linhas da Esquerda são as linhas de Exu, Pombagira e Exu Mirim; linhas da Direita: todas as outras. Mas temos Caboclo Quimbandeiro, Caboclo de Direita que quebra demanda; Preto Velho é Direita, mas você tem Preto Velho Quimbandeiro, Baiano é da Direita, mas, você tem Baiano Cangaceiro; Marinheiro é da Direita, você tem um Marinheiro Corsário; Cigana é de Direita, mas você tem os Guardiões dos Ciganos e os Ciganos de Esquerda ou Exus Cigano e Pombagira Cigana, então Seu Zé Pelintra vem trabalhando na Direita e trabalhando na Esquerda, mas ele não é Esquerda, ele não é Exu, mas ele trabalha também cortando demanda, quebrando demanda, essa é a questão."

LINHAS DE TRABALHO

Na casa do Vô Benedito, são trabalhadas com as seguintes linhas:

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Linhas de Trabalho da Umbanda