Ogum 

Ogum é o Orixá guerreiro, sincretizado com São Jorge (Jorge da Capadócia). É ligado com o metal, abertura de caminhos e proteção nos caminhos abertos. É também aquele que busca o que quer com garra. Por isso, é tido como um dos principais responsáveis por aplicar a Lei Maior.

De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Pai Ogum – Mãe Iansã – A Lei:

"Na cultura Nagô Yorubá, Ogum não é apenas um guerreiro, ele é também aquele que traz as ferramentas, ele é também um ferreiro.

Na Umbanda ele é a figura do guerreiro, aquele que representa a ordem, aquele que representa a lei, que toma à frente, aquele que dá energia, aquele que dá impulso.

Ogum é potência, ele gera e traz potência, energia para tomar a frente numa decisão, num negócio, numa empreitada. Por isso Ogum é aquele que abre caminho, apenas tome cuidado para ver se num momento da sua vida você está precisando abrir caminho ou colocar amor no que você está realizando.

Muitas vezes se generaliza problema financeiro com abertura de caminho, às vezes, os caminhos já estão abertos, mas falta colocar amor então a gente pede amparo a Oxum, se você sente que está tudo bloqueado, que está tudo fechado, a gente chama Ogum para que, com sua espada, ele corte todos os bloqueios, todas as barreiras.

Se você está dormindo mal, costuma ter pesadelo, sentir que tem energia estranha na hora de dormir, consagre duas espadas de São Jorge e coloque embaixo do colchão da cama para que a noite, quando você for dormir, peça proteção de Ogum, para que ele corte ali todo o mal.

Não peça amparo de Ogum apenas para o mundo externo, peça amparo de Ogum para o mundo interno, que Ogum com a sua espada corte os nossos vícios, que Ogum com a sua espada corte a desordem que há dentro de nós.

Nosso mundo externo é um reflexo do nosso mundo interno. Se dentro de nós está tudo bagunçado, em desordem, provavelmente a nossa vida está bagunçada, a nossa vida deve estar em desordem."

Sincretismo: São Jorge

Saudação: Saravá Ogum * Ogunhê Meu Pai, Patacori 

Dia da semana: Terça-feira

Date de comemoração: 23/04

COR DE VELA

AMALÁ E ERVAS

Flores: helicônia cabeça de pavão, palmas de todas as cores, cravos de todas as cores e rosas amarelas.

Frutas e alimentos: cará, milho, goiaba vermelha, pitanga, acerola, gengibre, frutas variadas (manga), pipoca, mel, água, figo, batata doce roxa e beterraba.

Ervas: peregun verde, cavalinha, levante, abre caminho, manga folhas, manjericão e capim cidreira.


Para mais informações de como realizar o banho, clique aqui.

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Pai Ogum – Mãe Iansã – A Lei