Erês
Os Erês são a representação do arquétipo da criança, que trazem a inocência, o amor livre de preconceitos, uma personalidade sem traumas e o entusiasmo por tudo que é novo. Tem como função renovar as energias, trabalhando de forma alegre e singela, sempre respeitando os seus padrinhos Pretos Velhos. Na casa do Vô Benedito, elas procedem a linha das almas (Pretos Velhos).
De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho na umbanda - Crianças:
"ERÉ: vem do yorubá iré que significa “brincadeira, divertimento”. Existe uma confusão latente entre o Orixá Ibeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas não se trata da mesma entidade. Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Erês, Crianças, Ibejada e Dois-Dois são Guias ou entidades de caráter infantil que incorporam na Umbanda.
Os Erês são entidades puras e que nos ajudam de forma única e especialmente doce.
Os filhos de Ogum, como também são conhecidos, tem a presença mais alegre da Umbanda, trazendo sempre renovações e esperança, reforçando a natureza pura e ingênua dos seres humanos.
É a linha que mais cativa as pessoas, pelo ar inocente que traz na face do médium. Por sua natureza pura e pelos patronos, a linha de Cosme e Damião também traz a cura para os males do corpo e do espírito, além de darem proteção e benção extra as crianças. Sua energia é transbordante de vitalidade e alegria, sendo capazes de derramar as maiores bênçãos de harmonia cotidiana."
Em [2] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho na umbanda - Pretos-velhos:
"As crianças representam o mistério infantil. Diferente de Caboclo e Preto Velho, criança não é exatamente um espírito plasmado de criança, porque as crianças são entidades realmente infantis, não é alguém se comportando de maneira infantil, [...] boa parte delas são seres encantados que nunca encarnaram.
[...]
As crianças da Umbanda ensinam a não perder a nossa pureza, tentar manter a integridade de certa inocência. O trabalho com criança dentro da Umbanda é um trabalho que nos convida a brincar quando a vida é muito séria fica pesada. "
COR DE VELA
Bicolor - Azul e rosa
AMALÁS E ERVAS
Alimentos: bala (de goma, jujuba, de iogurte, etc), pirulito, maria mole, suspiro, marshmellow, bolo doce.
Bebidas: refrigerantes doces (guaraná, cine framboesa).
REFERÊNCIAS
[1] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho na umbanda - Crianças
[2] Blog da Anna Pon: Linhas de trabalho na umbanda - Pretos-velhos