Orixás
A Umbanda é uma religião monoteísta, cujo criador é chamado de Olorum (Olo - Senhor, Orum - mundo não material), sob a perspectiva Nagô Yorubá, ou Deus, sob uma visão influenciada pela religião Católica. Os Orixás, segundo Pai Antonio, " ... são expressões de uma única força divina, do criador". De forma prática, são utilizados para categorizar os tipos de energias que compõem o nosso mundo e são considerados, em muitas escolas de Umbanda, como mistérios. Para cada Orixá, existe uma história mitológica Nagô Yorubá e um sincretismo com personalidades importantes da Igreja Católica.
Essa forma de visão de mundo, através dos Orixás, tem como intuito facilitar o entendimento, identificação e uso dessas energias de acordo com a necessidade de cada pessoa, trazendo as características que precisamos em determinados momentos para podermos vencer os desafios diários da vida. Cada dificuldade precisa de diferentes atitudes: paciência, garra, justiça, perdão, renovação, carinho, acolhimento, compreensão e conhecimento, entre outros, dependendo da situação. Assim, cada mistério da criação tem suas respectivas qualidades com as quais podemos confiar para nos ajudar a suportar tempos difíceis e a aproveitar momentos de alegria.
Orixá de Frente e Adjuntó
Como todos estamos sob a influência de Olorum e dos seus mistérios, podemos dizer que somos todos filhos de todos os Orixás. Entretanto, é comum ouvirmos que fulano é filho de Oxóssi, ciclana é filha de Iemanjá e assim por diante. Isto quer dizer que a pessoa tem como Orixá de frente um Orixá específico.
O Orixá de frente é aquele que rege e influencia a vida do médium nesta encarnação ou em um determinado período ou ciclo da sua vida. O Orixá adjuntó complementa a influência do Orixá de frente, trazendo características complementares. Normalmente, trabalha-se com o princípio da polaridade Masculino e Feminino, isto é, se seu Orixá de frente for Masculino, o seu Orixá Adjuntó será Feminino e vice-versa.
Apesar do médium apresentar com maior evidência as características de seus respectivos Orixás de Frente e Adjuntó, todos temos a vibração de todos os Orixás em nosso ser, porém, de uma forma hierarquizada de acordo com a influência que cada um exerce sobre nós. Não é necessário saber como esta ordem é colocada, a não ser que você venha a ser um Pai/Mãe de Santo.
Por tradição, na casa do Vô Benedito, se trabalha com 7 Orixás (listados acima) e cada médium da corrente precisa saber quem são seus Orixás de frente e o adjuntó. Para tanto, se joga o Obí (uma semente africana de cor vermelha e com quatro gomos), que é utilizado como oráculo e cujo ritual só pode ser realizado pelo Pai de Santo, mediante solicitação prévia, para determinar a qual energia o médium está mais ligado e quais são as características mais proeminentes na personalidade desta pessoa. Como o universo está na constante busca pelo equilíbrio, existe uma força adjunta (adjuntó), cuja função é balancear com a energia de frente. Por isso, para todo filho de corrente, são jogados os Obí's para determinar quais os mistérios que o regem e facilitar a condução durante os trabalhos.
*Caso tenha curiosidade de saber qual é o Orixá regente da sua coroa mediúnica e caso você não seja um médium da corrente, é só pedir para o Pai de Santo que ele lhe instruirá sobre como proceder.
SAUDAÇÕES
Saravá Oxalá * Epa Baba, Oxalá é Meu Pai
Saravá Ogum * Ogunhê Meu Pai, Patacori
Saravá Xangô * Caô Cabecilê
Saravá Obaluaie * Atotô Obaluaiê
Saravá Oxossi * Okê Arô
Saravá Iemanjá * Odoyá
Saravá Oxum * Ora Ie Iê Ô Mamãe Oxum
Saravá Iansã * Eparrey Iansã
Saravá Nanã Buruke * Saluba Nanã
Saravá Cabloco * Okê Cabloco
Saravá aos P.Velhos * Adorei as Almas
Saravá as Crianças * Oni beijada.
Boiadeiro * Xetro Marrumbaxetro! Xetruá
Saravá Exu * Laroyê Exú, Exú é Mojubá
Saravá Pomba Gira * Laroyê Pomba Gira,Pomba Gira é Mojubá
DIAS DA SEMANA
Segunda-feira: Exu, Pomba Gira, Omulu e Pretos Velhos.
Terça-feira: Ogum, Boiadeiros e Baianos.
Quarta-feira: Xangô e Iansã.
Quinta-feira: Oxóssi, Caboclos e Caboclas.
Sexta-feira: Oxalá, Almas Santas e Linha do Oriente, liderada por São João Batista.
Sábado: Iemanjá, Oxum, Nanã Buruke.
Domingo: Iori (Cosme e Damião), Crianças e Ibejadas.
DATAS DE COMEMORAÇÃO
20/01 – OXÓSSI (Orixá da caça, da busca e do conhecimento);
23/04 – OGUM (Orixá guerreiro, que quebra demandas e abre caminhos);
13/05 – PRETOS-VELHOS (homenagem às Almas);
15/05 – SANTA SARA KALI (padroeira dos Ciganos);
13/06 – SANTO ANTÔNIO (pelo sincretismo, representa Exu);
24/06 – XANGÔ (Orixá da justiça, dos raios e do equilíbrio);
26/07 – NANÃ (Orixá da sabedoria, da calma e da evolução);
16/08 – OBALUAIÊ (Orixá ancião da cura, sabedoria e evolução);
27/09 – COSME E DAMIÃO (dia em que se comemora a presença das crianças na Umbanda);
12/10 – OXUM (Orixá do amor, do ouro e da prosperidade);
15/11 – DIA DA UMBANDA (15/11/1908);
04/12 – IANSÃ (Orixá guerreira e da justiça, portadora da espada e direcionadora de situações);
08/12 – IEMANJÁ (Orixá mãe de todos);
25/12 – OXALÁ (pelo sincretismo, representa Jesus - é o Obatala, Orixá que se veste de branco, da fé, paz e pureza / alvura).