Iansã 

Iansã é o Orixá do ventos e tempestades. Quando se precisa de mudança e "novos ares", é por ela que chamamos. É muito ligada também com Egunitá (representação do fogo), justamente pela força e simbolismo de renovação. 

De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Pai Ogum – Mãe Iansã – A Lei:

"Iansã é o nome que na cultura Nagô Yorubá vem de “Iamesan”, ou seja, a “Mãe dos nove filhos” – na cultura Nagô acredita-se que existem nove Oruns, nove céus e para cada um Iansã tem um filho.

Iansã é a parceira de Ogum, Iansã é guerreira, Iansã é “Senhora do movimento”, “Senhora da dança”. Dentro da leitura do livro do Rubens (Saraceni) chamado “Lendas da Criação” diz que Olorum criou o mundo, primeiro existia o nada, que é campo de Exu Mirim, depois surgiu o vazio, que é campo de Exu, Oxalá ocupou o mundo com a sua plenitude, depois vieram os outros Orixás, mas o mundo era estático, não tinha movimento.

Os Orixás saíram do lado interno do Criador para o lado externo para ocupar o mundo, mas o mundo e a Criação eram como um quadro – estático – nada se movia. Então, o Criador trouxe Iansã como “Senhora do movimento”, como “Senhora da dança”, a “Senhora que dá a direção” e pediu a Iansã que desse movimento ao mundo.

Quando Iansã chega ao mundo, dentro dessa Gênese Umbandista, Iansã é quem dá movimento ao mundo. Iansã é quem dá cadência de movimento, Iansã é “Senhora da dança”, ela chega ao mundo dançando, se movimentando e põe o mundo e os universos em movimento e ela faz a sua dança com os Orixás.

E a partir desse movimento de Iansã cada Orixá recebe o seu passo de dança, a sua maneira de dançar, a sua maneira de se movimentar, o seu ritmo, a sua cadência. É assim que existe um ritmo para cada um dos Orixás, há uma forma de dança e de movimento para cada um dos Orixás. A dança, o movimento é uma grande magia."


Sincretismo: Santa Barbara

Saudação: Saravá Iansã * Eparrey Iansã 

Dia da semana: Quarta-feira

Date de comemoração: 04/12

COR DE VELA

AMALÁ E ERVAS

Flores: impatiens, palmas amarelas e vermelhas, açucena, tulipa e primavera (bougaivilea).

Frutas e alimentos: pitanga, laranja, abacaxi e grãos.

Ervas: pitanga, eucalipto, peregun verde - amarelo, erva de santa luzia, sabugueiro, laranjeira, girassol flor, artemísia, losna, mamona, folhas de bambu, folhas de cana, tabaco e para raio.


Para mais informações de como realizar o banho, clique aqui.

REFERÊNCIAS

[1] Blog da Anna Pon: Pai Ogum – Mãe Iansã – A Lei