Omulu
Omulu
Omulu tem sua atuação pareada com Iemanjá no campo da geração. Seu campo de força é a terra seca e tem como responsabilidade o último suspiro, o findamento do ciclo físico, o desencarne. Enquanto Iemanjá dá a vida, Omulu encerra.
Sincretismo
São Roque
De acordo com o [1] Blog da Anna Pon: Mãe Yemanjá e Pai Omulu - A criação:
"O nome Omulu vem de “Omo – lu: Omo quer dizer “filho”/ lu quer dizer “senhor”, então, “Omulu” quer dizer o “filho do senhor”, sua saudação é “Atotô Omulu” ou “Atotô meu Pai” – “Atotô” quer dizer “silêncio” é um pedido de silêncio porque Omulu é o velho.
Em muitos Terreiros Omulu é cultuado junto de Obaluayê e pra muitos Omulu e Obaluayê é o mesmo Orixá, muitas pessoas acreditam nessa forma, muitas pessoas cultuam dessa forma.
Na “Teologia de Umbanda”, segundo Rubens Saraceni, Omulu é separado de Obaluayê, inclusive há um sincretismo próprio, Obaluayê é sincretizado com São Lázaro, Omulu é sincretizado com São Roque, Obaluayê é do elemento terra/ água, Omulu é da terra seca. Obaluayê é o Orixá da transformação, Omulu é o Orixá da morte, do final, da paralização.
Pai Omulu que dá o corte da vida, o último respiro da vida está ligado a Pai Omulu, o momento do desencarne pertence a ele.
[...]
Na linha da Geração, na linha da Água, mãe Yemanjá é universal, Yemanjá é amparadora da vida e Pai Omulu é cósmico, ele é o cobrador, ele é o fiscal, ele é aquela força de Plutão, ele é o “senhor da foice”, mas ele não é idealizado como aquela figura da morte que vem com uma foice, mas esse mistério da morte é um dos mistérios de Omulu que na cultura Nagô Yorubá é “Iku”.
[...]
Omulu também vem coberto de palhas, a diferença é: por baixo da palha enquanto Obaluayê é um velho, vovô, um vovô ancião com chagas, por baixo da palha Omulu é um esqueleto, ele é ossos, totalmente ossos, ele também é Orixá de cura porque a morte é uma cura porque a morte de uma doença é a cura de uma doença com o desencarne ou não da pessoa.
Você está com gripe? Quando a sua gripe acabar ela morreu. Você está com câncer? Se você tirar, extirpar esse câncer, você matou o câncer. Você está com um problema no fígado, no pulmão? Quando você se curar é a morte da doença, Omulu também é curador, pouco se sabia se conhecia sobre Omulu, muito pouco se cultuava Omulu de forma separada de Obaluayê porque eles são muito parecidos, os dois são cultuados no cemitério."
REFERÊNCIAS
[1] Blog da Anna Pon: Mãe Yemanjá e Pai Omulu - A criação